AECID DELEGATION PAYS A VISIT TO ECREEE TO DISCUSS THE STRATEGIC PARTNERSHIP

Praia 19 de Setembro de 2022 - Uma delegação da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) encontra-se atualmente na Praia numa missão de três dias como convidada do Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE).

A delegação composta por Raquel Ferrando, Chefe do Gabinete de Cooperação na Embaixada da Espanha em Nigéria e Violeta Insa Sandoval, Conselheira de Cooperação Regional para a África Subsariana, estão a realizar discussões com o ECREEE sobre a sua parceria estratégica, numa tentativa de promover os ganhos já registados, bem como de explorar o futuro quadro de cooperação. As discussões com a gestão do ECREEE centrar-se-ão também na estratégia especial de cooperação Espanha - CEDEAO, que abrirá o caminho para o ECREEE como agência da CEDEAO com o mandato de promover a energia sustentável na região para iniciar a implementação do seu 3º plano estratégico.

Falando numa breve cerimónia de boas-vindas, o Diretor Executivo do ECREEE, Francis Sempore, em nome do Comissário da CEDEAO para as Infra-estruturas, Energia e Digitalização, deu as boas-vindas à delegação espanhola e expressou a sua satisfação por acolhê-los. Afirmou que a AECID tem sido um dos principais doadores, apoiando o ECREEE desde o seu início, tendo observado que as contribuições da AECID foram sempre fundamentais para o desenvolvimento do Centro e para o cumprimento da sua missão e objetivos estratégicos.

O Diretor Executivo também fez uma apresentação à delegação, destacando marcos importantes alcançados pelo Centro durante os seus 12 anos de funcionamento, incluindo a adoção de políticas importantes relativas às energias renováveis e à eficiência energética, bem como o papel do Centro na concretização da visão de acesso universal à energia até 2030.

O Diretor Executivo também lançou luz sobre o relativamente novo projeto de Promoção da Competitividade Agrícola através da Energia Solar (PAC-SOLAR), que visa apoiar as empresas agrícolas da região a produzir mais através da opção acessível e fiável de aproveitar os seus abundantes recursos energéticos renováveis para fornecer um abastecimento estável de água para irrigação e outros fins agrícolas. Este projeto já beneficiou mais de 4.000 agricultoras rurais que obtiveram acesso a um abastecimento estável de água para irrigação agrícola e implementou 4 projetos-piloto no Benim, Gâmbia, Níger e Senegal.

O ECREEE continuará a coordenar projetos e programas relacionados com a promoção e desenvolvimento de recursos energéticos renováveis, a água e a energia Nexus e o aumento da eficiência energética para melhorar o acesso a serviços energéticos modernos e a segurança energética e alimentar nos Estados Membros. Este é um dos objetivos estratégicos centrais do ECREEE e o Centro reconhece que tais objetivos só podem ser alcançados através de um forte quadro de cooperação com os seus parceiros, e a AECID tinha sido um parceiro exemplar neste esforço.